O Oscar é a premiação mais importante e de maior relevância no audiovisual. Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood entrega anualmente o maior prêmio da indústria do cinema de Hollywood. A 92.ª cerimônia aconteceu em 9 de fevereiro.
Está edição tinha tudo para ser lembrado como a premiação da diversidade principalmente por conta do grande vencedor da noite “Parasita”, filme sul-coreano que ganhou nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro Original, Melhor Diretor e Melhor Filme aconteceu pela primeira vez na história que um filme não falado em inglês levou a principal estatueta da cerimônia, em toda história da premiação.
Entretanto, quando houve a divulgação da lista dos indicados para o Oscar 2020 chamou atenção pela falta de reconhecimento de mulheres por atrás das câmeras, principalmente na categoria de Melhor Direção, e pela falta de pessoas negras, principalmente nas categorias de atuação.
A premiação continua conservadora, não é surpresa alguma. Entretanto diante das mudanças na sociedade por mais que sejam menores, mas relevantes que estão acontecendo no mundo cinematográfico é perceptível.
De acordo com a Iniciativa de Inclusão Annenberg, da Universidade USC, na Califórnia,dos 100 filmes de maior bilheteria no ano de 2019, 10,6% foram dirigidos por mulheres, um aumento significativo em relação aos 4,5% do ano anterior. Portanto, não falta mulheres no mercado das artes cênicas.
A diretora Greta Gerwig mereceria um lugar entre os concorrentes a melhor direção. Ela dirigiu o filme Adoráveis Mulheres, indicado a melhor filme em 2020. Mesmo assim não foi notada na premiação.
Não é recente, em 2010, a Kathryn Bigelow entrou para a história como a primeira e única mulher a receber o Oscar de Melhor Direção, com Guerra ao Terror. Portanto, em um total de 94 ganhadores, apenas uma mulher levou o troféu para casa. Dessa forma, a porcentagem de mulheres cai para 1,06%.
Contudo fica claro a ausência das mulheres na premiação. Não se trata da qualidade do filme, e sim de um sistema patriarcal onde a maioria da academia é composta por homens homens brancos cis. Infelizmente ainda continuaremos esperando para que o número de diretoras e atrizes indicadas ao Oscar em nove décadas de prêmios deixe de ser contado nos dedos de uma só mão.
留言