top of page

O impacto da pandemia do Coronavírus na industria cinematográfica.

girlsinaction20

Atualizado: 19 de mai. de 2020


O COVID-19, mais conhecido como coronavírus, surgiu na China em dezembro de 2019. Atualmente, porém, já possui casos confirmados em diversas partes do mundo.

No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou uma pandemia mundial, sendo que a principal ferramenta que temos nesse momento é a prevenção. No Brasil não foi diferente hoje o país chega a mais de 200 mil infectados conforme o Ministério da Saúde (MS).

Uma das muitas recomendações para prevenir a disseminação desse vírus é evitar lugares que possam ter grandes aglomerações como cinemas, salas de teatro, shows etc.


Não é difícil imaginar o quanto essa medida causou impacto em datas de eventos, estreias e demais programações do entretenimento.

Portanto todas as salas de cinema do país estão fechadas desde o final de março devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, pela primeira vez na história, o Brasil passou a não ter nenhum tipo de receita de bilheteria.


As artes cênicas, seja da televisão, cinema, teatro, e serviço streaming geram uma quantidade significativa de empregos diretos e desempenham um papel fundamental no acesso à cultura para a sociedade.

Não se sabe quando terá uma futura reabertura, a expectativa é de que as salas continuem enfrentando dificuldades durante alguns meses, já que lançamentos internacionais de peso foram adiados e o público pode estar receoso a voltar a frequentar esse tipo de espaço, por ver como um provável foco de se contagiar pelo do vírus.


Conforme a reportagem publicada pelo jornal O Globo, Ancine (Agência Nacional do Cinema) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estão preparando uma linha emergencial de crédito para socorrer a indústria do cinema como um todo, que poderia auxiliar a folha de pagamento das empresas de audiovisual por um ano. A medida ainda enfrenta burocracia para entrar em vigor. Contudo, ainda houve alteração na industria do cinematográfica.






Confira, os filmes adiados e cancelados devido a pandemia:



Mulher- Maravilha 1984

Mulher-Maravilha 1984 teve estreia adiada para 14 de agosto nos EUA. Antes, o filme estrelado por Gal Gadot estava marcado para 26 de junho. 




Viúva Negra

O longa que estrearia em abril acabou ganhando nova data para 29 de outubro no Brasil.



Mulan


Mulan segue com lançamento marcado para 23 de julho.


Scooby

A animação do Scooby-Doo tinha previsão para estreia em 15 de maio, mas foi adiada por tempo indeterminado.




A Menina Que Matou Os Pais - O Menino Que Matou Meus Pais



Os dois filmes baseados no caso Von Richthofen também foram adiados, com datas que serão anunciadas futuramente





Gravações de televisão adiados:


Novelas da Globo

Divulgação/TV Globo


A Rede Globo anunciou o adiamento da gravação de suas novelas Amor de Mãe Salve-se quem Puder, sofreram substituições.




Assim como grandes eventos, festivais e premiações também sofreram com a pandemia.




Festival de Cannes

Divulgação


O festival inicialmente tinha sido adiado, a edição de 2020 do Festival de Cannes foi oficialmente cancelada. A organização liberará a lista de filmes selecionados para o público e passará suas estreias originais para outros festivais, mas não fará nenhum substituto online.



Broadway



A Broadway estendeu o fechamentos de seus teatros em razão da pandemia de covid-19. O novo prazo que foi dado é no dia 6 de setembro, quando comemora-se o Dia do Trabalho nos Estados Unidos O anúncio foi feito pelo grupo da indústria, Broadway League.





Profissionais comentam sobre a pandemia com Girls in Action :



A Clara Linhares, diretora tinha um projeto para esse ano, mas teve que parar completamente, não tendo previsão para o início das gravações, por conta da pandemia. Disse que está aproveitando o seu tempo livre para trabalha em seu próximo trabalho, uma adaptação do livro “O Pior Dia de Todos” da jornalista Daniela Kopsch,


Já a atriz Sandra Corveloni, estava ensaiando uma peça que estrearia no dia 16 de abril, uma peça grande com 8 atores que está parado e alega que não tem previsão de volta dos ensaios.



E a atriz e apresentadora Brenda Ligia Miguel diz “ Perigoso, no meu meio tem muitos atores se reinventando. Estou vendo que os atores brancos e negros, estão se unindo nesses tempos de Corona”. Ela dá o exemplo, dizendo que uma atriz que apresentava um programa no canal GNT. Apresenta na casa dela com seu próprio equipamento. Filma, e coloca luz. Realiza entrevistas, faz online, edita e coloca na sua página.


Existe saída para crise ?


Diante do cenário de salas de cinema fechadas, uma alternativa aos cinemas tradicionais está voltando a ganhar popularidade: os cinemas drive-in


O drive-in foi muito popular nos Estados Unidos nos anos 1950 , a alternativa evita proximidade e contato entre os público com suas devidas restrições, pode haver uma solução segura para quem sente falta da sala de cinema.


A Cidade das Artes, na região Oeste do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, irar inaugurar um cinema drive-in até o fim de maio. Conforme disse ao jornal O Globo a presidente da fundação, Renata Monteiro, a ideia é que haja programação de terça a domingo, com uma sessão noturna por dia. Mais para a frente, serão duas sessões por dia aos fins de semana.

O espaço pretende ter lanchonete com vendas online e abrigara 150 carros. E vai ser permitido apenas duas pessoas por carro. A curadoria ficará por conta de Ricardo Cota, curador da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio.


Já no litoral paulista, Praia Grande, já está funcionando o Cine Drive-In no Litoral Plaza Shopping, num projeto criado pela exibidora Cinesystem. São duas sessões por dia no estacionamento do shopping, com ingresso a 15 reais. Parte do valor é revertida para o Fundo Social de Solidariedade da Praia Grande. Mesmo nos veículos, os espectadores devem utilizar máscaras. Os funcionários que vendem alimentos também usam máscara e luva e disponibilizam álcool em gel.


No Allianz Parque, estádio do Palmeiras, em São Paulo prepara um projeto de cinema drive-in que deve ser inaugurado em até dois meses. O projeto “Arena Sessions” contará com palestras, filmes e shows. Para os dias de filmes, será exibido os clássicos. O programa aguarda a liberação de licença para realizar o novo serviço.

Estamos vivendo um cenário de incertezas. O que nos resta é esperar que o caos termine o quanto antes. Por isso, é importante seguir as recomendações do Ministério da Saúde: fiquem em casa se possível, lavem bem as mãos com água e sabão ou álcool em gel, e evitem aglomerações.



Por Elizabeth Teixeira



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page